FECHAR
Popup
 
 
 

22.Setembro.2022

22 de setembro - Dia da defesa da Fauna

22 de setembro - Dia da defesa da Fauna

Em 1980, através do Projeto de Lei nº 3.558, foi criado o Dia da Defesa da Fauna, posteriormente em 1988, a proteção à fauna foi incluída na Constituição, que no artigo 225, parágrafo 1º, inciso VII diz que é dever do Poder Público e Coletividade: “proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade.”


A fauna é o conjunto de animais silvestres ou domésticos, terrestres, voadores ou aquáticos, que vivem numa determinada região. E é justamente a fauna brasileira que possui a maior biodiversidade (número de espécies), tendo mais de 120 mil espécies de animais. 


Entretanto, infelizmente ao menos 1.173 destas espécies de animais estão em perigo, estando catalogadas no “Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção” do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), sendo a perda de habitat (local onde vivem) a maior ameaça.


Nesta data o Comitê Babitonga (CHBB) relembra a necessidade da proteção à vida animal, e reforça importância da conscientização da população para a erradicação das principais ameaças a fauna silvestre brasileira.


#diadadefesadafauna #faunabrasileira #fauna #comitebabitonga #educacaoambiental #ods


Fonte:

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio

Ministério do Meio Ambiente – MMA


Fotos:

Eudocimus ruber – Arquivo interno

Pontoporia blainvillei - Projeto Toninhas 

Halictidae sp. – Allison Leandro Tietz 

Leopardus guttulus – Leandro Vacchiano


 
 
 
Deixe seu comentário