FECHAR
Popup
 
 
 

18.Setembro.2022

18 de setembro - Dia Mundial da Monitorização da Água

18 de setembro - Dia Mundial da Monitorização da Água

A água é um recurso natural de extrema importância e para garantir a qualidade deste elemento fundamental é necessário o seu constante monitoramento. É justamente sobre esta relevante tarefa que o dia 18 de setembro marca, através do Dia da Monitorização da Água, a importância de conscientizar e envolver a população na proteção dos recursos hídricos.


A análise periódica dos parâmetros físicos, químicos e microbiológicos permite o monitoramento dos índices de qualidade da água. Confira alguns dos parâmetros analisados: 


- Turbidez (Clareza): Mede a clareza da água. Detritos, areia, lodo e outros materiais podem tornar a água menos clara (mais túrbida). A turbidez pode impactar o ecossistema aquático afetando a fotossíntese, a respiração e a reprodução da vida aquática.


- Temperatura (°C): Mede o calor ou a frieza da água. Este indicador é importante porque afeta o oxigênio dissolvido, a fotossíntese e o suprimento de alimentos. Águas muito quentes ou muito frias podem ter efeitos severos na vida aquática.


- Oxigênio Dissolvido (OD): Mede quantas moléculas de oxigênio estão na água. Uma vez que o oxigênio é importante para a vida aquática, bons níveis sustentam maior diversidade de espécies e ecossistema saudável. Baixos níveis de OD podem comprometer a saúde e a vida de peixes e outras espécies aquáticas.


- pH (Acidez): Mede o quão ácido ou básico é um líquido. O pH é medido em uma escala de 0-14, onde 0 é mais ácido, 14 é mais básico e 7 é neutro. Um pH entre 6,0 e 7,0 é o ideal para sustentar a vida na água.


Nesta data o Comitê Babitonga (CHBB) relembra seu histórico de mais de duas décadas no monitoramento da água em pontos de coleta nas Bacias dos Rios Cubatão e Cachoeira. Destacamos a importância do monitoramento constante dos índices de qualidade de água visando a preservação ambiental e a saúde das populações.


#diamundialdamonitorizacaodaagua #monitoramentoambiental #worldwatermonitoringday #meioambiente #recursoshidricos #recursosnaturais #sustentabilidade #comitebabitonga #univille #ods #educacaoambiental


Fontes:

Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA


 
 
 
Deixe seu comentário