FECHAR
Popup
 
 
 

08.Junho.2022

08 de junho - Dia Nacional dos Oceanos

08 de junho - Dia Nacional dos Oceanos

O Dia Mundial dos Oceanos é celebrado em 8 de junho, proposto inicialmente em 1992, durante a Cúpula da Terra (Rio 92), só foi reconhecido oficialmente pela Organização das Nações Unidas (ONU) a partir de 2009, mas o seu objetivo continua o mesmo, relembrar a importância dos oceanos e ecossistemas marinhos para o equilíbrio da vida para no planeta Terra. 

Em 2022 o tema do evento será “Revitalização: Ação Coletiva para o Oceano”, pois além da sempre necessária preservação e prevenção, há a necessidade de ações globais para a reparação dos danos já causados, como é o caso de inciativas que promovem a remoção de plásticos de ambientes marinhos. 

Responsável por 80% do lixo acumulado nos oceanos, os resíduos plásticos, são extremante danosos para os ecossistemas marinhos, sendo encontrados em mais de 80% da costa e 90% das águas superficiais do planeta. Sacolas descartáveis, garrafas plásticas, recipientes para alimentos e embalagens de comida são os quatro itens que mais poluem os mares, representando quase metade dos dejetos de origem humana.

Nesta data o Comitê Babitonga (CHBB) reforça a importância do consumo consciente e da participação ativa do governo e sociedade civil para a mitigação da poluição marinha.

#educacaoambiental #ODS #Univille #recursoshidricos #comitebabitonga #chbb #recursosnaturais #diamundialdosoceanos #oceanday #preserve #meioambiente #natureza @univille

Fonte:
Organização das Nações Unidas - (ONU)
Deutsche Welle Brasil - (DW)

 
 
 
Deixe seu comentário